E a Páscoa chegou !

E mais uma Páscoa está chegando..

Sempre nos lembramos da Páscoa de vários pontos de vista.. As crianças lembram da Páscoa porque vão ganhar ovinhos e coelhinhos de chocolate.. Os adultos lembram-se da Páscoa de dois modos : pelo feriado – stress de viajar, rodovias cheias, acidentes, (eu queria descansar!!! ) – e também lembram-se porque “precisam” comprar chocolates para filhos, sobrinhos, primos, netos, netas, filhos dos primos e até para o cunhado (a) .

E na correria da vida acabamos por esquecer do real sentido deste feriado !

O que é Páscoa afinal ?

Páscoa é uma festa judaica. Foi celebrada a primeira vez quando Deus ordenou ao povo através de Moisés dizendo que cada família deveria matar um cordeiro. O sangue do cordeiro deveria ser passado nos umbrais das portas das casas, mas o cordeiro deveria ser comido pela família. Juntamente com este jantar, havia a festa dos Pães Ásmos ou seja, sem fermento . Todo fermento deveria ser retirado das casas.

A descrição está em Exodo capítulo 12.

Esta festa (ou jantar) foi introduzido em um momento crucial na história do povo hebreu. Eles eram escravos no Egito e após 9 pragas ordenadas por Deus, a última praga seria a morte de todo primogênito (primeiro filho) em cada casa que não houvesse o sangue na porta. E assim foi. Naquela noite terrível , diz a Bíblia , que morreu todo primogênito dos egípcios porém dos hebreus que tinham sangue nas portas, não houve morte. Com esta última e terrível praga, o Faraó então permitiu que o povo fosse embora, pois até seu filho havia morrido.

O Senhor havia ordenado que esta festa fosse feita para sempre, uma vez por ano e durante o jantar, o fiho deveria perguntar aos pais o motivo daquele jantar especial , e deveria ser explicado que através do sacrifício, o povo foi liberto do egípcio (versos 26,27)

Esta festividade tem uma simbologia.. Ela aponta para Jesus , o Cordeiro de Deus.

“Alguns” anos depois, Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos, mas instituiu um novo cerimonial. Durante o jantar da Páscoa,  Ele disse

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 
Lucas 22:19

E depois :

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós. 
Lucas 22:20

Por isto, nós evangélicos não celebramos a Páscoa (comendo cordeiro e tudo o mais), mas celebramos a Ceia do Senhor, pois Jesus mesmo ordenou .

(Os evangelhos relatam este momento – Mateus 26 Marcos 14 ,  Lucas 22 . O evangelho de João traz vários detalhes de instruções de Jesus  João 14 em diante)

Após isto Jesus foi preso e crucificado .

O fato de Jesus ter sido morto e crucificado na Páscoa foi para cumprir a orientação divina, pois o cordeiro era sacrificado para a Páscoa.

Jesus morreu pelos pecados do mundo. Cumprindo a profecia de Isaías  Ele sofreu.

E você??? Conhece o Jesus da Páscoa ?

Leia aqui, a parte 2 

se tiver alguma dúvida ou comentário, pode comentar aqui ou enviar um email !

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para E a Páscoa chegou !

  1. Pingback: E a Páscoa chegou ! (parte 2) | Pensamentos e viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s