Democracia ? Onde ?

Lendo alguns relatos sobre os recentes fatos ocorridos contra os manifestantes nos protestos em São Paulo, não pude deixar de manifestar minha opinião.

Sou da geração que nasceu durante a Ditadura. Lembro-me dos cartazes da Censura em todos os filmes e programas da TV. Estes cartazes “forçaram” nossas mentes a pensar “o que vem de fora é melhor” e também que ” filme brasileiro só tem palavrão” . Se você sabe um pouco dos palavrões em inglês e já assistiu algum filme americano com áudio original, já sabe que não é verdade. Quando a dublagem utiliza a palavra “dane-se” tenha certeza que o ator usou uma palavra bem bem mais forte. Mas enfim, este artigo não é sobre a ditadura.

Com o movimento dos caras-pintadas, Collor caiu pois os políticos aproveitaram-se da manifestação popular e fizeram uma grande “trairagem”, tirando o líder que eles mesmos apoiaram. 

Hoje, pessoas estão protestando contra o aumento de passagem de R$3,00 para R$3,20 em São Paulo. Parece pouco .. são apenas 0,20. Mas se você multiplicar por 4 e por 20 (dias de trabalho), verá que a conta fica um pouco alta. Também já ouvi dizer que aumento de passagem só afeta empresário, porque tem que pagar vale-transporte. Isto não é totalmente verdade. Recebe vale-transporte quem é trabalhador registrado. Além disto, dependendo do salário o trabalhador é obrigado apenas a pagar 6%. em VT. Quem tem filho na escola, tem que pagar a passagem dele(a) e isto impacta no orçamento doméstico. E por último, este aumento significa 6,7% de aumento. É muito !

De qualquer modo e não importando os motivos, as pessoas juntaram-se para protestar, pois o protesto na rua é uma das pouquíssimas formas que temos de dizer nossa opinião e sermos vistos e ouvidos. 

Lendo o artigo do jornalista Piero Locatelli da Carta Capital http://www.cartacapital.com.br/politica/em-sao-paulo-vinagre-da-cadeia-4469.html

vejo que ainda não temos uma total democracia. 

Concordo com o rigor para os vândalos ou pessoas que simplesmente estão ali para promover o “quebra-quebra”, agora prender sem ter algo ou motivo para prender , bater em alguém que não tem como se defender é truculência.  Eu não sou inocente em pensar que só tem manifestante “bonzinho”, mas  o que quero dizer é que a Polícia deve prender aqueles que realmente querem promover a baderna. E prender não significa bater. 

O interessante é que ontem a noite eu já havia postado o vídeo do policial quebrando a viatura http://www.youtube.com/watch?v=kxPNQDFcR0U  para acusar os manifestantes.

Interessante ! 

Sei que alguns estarão lendo este artigo e vão dizer que a polícia está certa, que os manifestantes não tem que protestar.. mas o detalhe é que ao contrário de estarem sentados no sofá reclamando do preço da passagem de ônibus, este pessoal foi colocar  cartazes e dizer NÓS SOMOS CONTRA O AUMENTO. E, como vi um cartaz na manifestação, este pessoal está “lutando” pelo seu direito de pagar menos. 

Pessoal.. nós precisamos parar com esta passividade brasileira de receber aumentos, mudanças, etc sem nenhuma manifestação, sem nenhum tipo de greve ou algo que impacte aqueles que tomam as decisões. Precisamos aprender a pensar!

Quando dizemos que nos Estados Unidos ou Europa as coisas funcionam, funcionam porque o povo manifesta-se .. Quando o povo não concorda, o povo vai para a rua dizer o que pensa e o povo não vota naqueles que não estão alinhados com seu pensamento. 

O povo precisa parar de assistir a Globo e começar a pensar. Precisa manifestar-se . Sem uma sociedade mobilizada, continuaremos a sermos apenas um conjunto de pessoas dominadas por poderosos. 

Ah propósito .. vai haver uma manifestação em 9 estados (pasmem) organizada pelos produtores rurais ( = latifundiários). Haverá fechamento de rodovias e muita bronca. Será que a polícia vai “baixar o porrete” ? 

Pensa Brasil !!!! 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Democracia ? Onde ?

  1. E a Dilma lutou contra a ditadura prá que? agora estamos vivendo uma ditatura também diferente, mas ditadura…. e em vários lugares,…. abriu a boca ? é cassado ….

    Curtir

  2. Pingback: Democracia ? Onde ? (parte 2) | Pensamentos e viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s