Vírus altera código de barras

Infelizmente esta notícia já  é um pouco antiga, mas com o vencimento do IPVA no Estado do PR, veio a tona novamente.

Há um vírus de computador que tem a capacidade de alterar o código de barras e a linha digitável de um boleto bancário no momento da geração.

Com isto, o usuário, pensando que está gerando um boleto corretamente, acaba por gera um outro boleto que vai gerar um crédito na conta de um terceiro.

O detalhe é que o problema ou fraude ocorre na geração do boleto , com isto, mesmo que gere o boleto e pague no caixa, você estará sendo fraudado, porque o boleto está com problemas.

O site da Fazenda do Estado deu o alerta sobre o problema de pagamento de IPVAs de outras pessoas com o problema do vírus do código de barras . Detalhes no site da Agência de Notícias do Estado

A notícia é 09/07/2013 da Band News FM  mas ja  foi vinculada em Abril/2013 no site TecMundo 

http://www.tecmundo.com.br/virus/38564-virus-e-capaz-de-alterar-boletos-gerados-na-web-e-desviar-os-pagamentos.htm

e também no site do Linha Defensiva .

Segundo os 2 sites, a idéia é que o código de barras é alterado e também a linha digitável No momento do pagamento, ao digitar a linha “digitável” , o pagamento não é efetuado para o destinatário mas sim para outro destinatário.  Esta figura   mostra bem o exemplo da linha digitável e do código de barras . Observe que o banco é Caixa Econômica, mas o código do banco é outro. Além disto, aparecem espaços em branco no código de barras.

Para se defender dessa ameaça e identificá-la o mais rápido possível, o Linha Defensiva fornece algumas dicas importantes:

  •     Ao ser corrompido, o código de barras fica com espaços em branco. Esses buracos são os responsáveis pelo erro de leitura pelos caixas eletrônicos ou aplicativos baseados no QR Code, por exemplo;
  •   As numerações modificadas das linhas digitáveis dos documentos são sempre parecidas. Assim, se ao emitir mais de um boleto você perceber um número muito similar, abra o olho;
  •     Por fim, os logos dos bancos nem sempre correspondem aos seu correto código de identificação.  
A Linha Defensiva reforça que boletos de qualquer banco podem ser alterados pelo vírus e que o número da linha digitável muda conforme as contas bancárias que estiverem sob o controle dos responsáveis pelo golpe. Os exemplos abaixo são fornecidos para fins didáticos. Não tente identificar uma fraude pelo número da linha digitável alterada ou pelo banco emissor. No caso de dúvidas, entre em contato com a empresa cedente do boleto – não com o banco – e compare a linha digitável completa do boleto pago com o fornecido pela empresa. Caso seja confirmada a fraude, procure a polícia para realizar um boletim de ocorrência e entre em contato com o local de pagamento do boleto para verificar possíveis maneiras de revertê-lo. – See more at: http://www.linhadefensiva.org/2013/04/virus-altera-boletos-na-web-e-pagamento-cai-em-conta-indevida/#sthash.dxLLZPGE.dpuf

A Linha Defensiva reforça que boletos de qualquer banco podem ser alterados pelo vírus e que o número da linha digitável muda conforme as contas bancárias que estiverem sob o controle dos responsáveis pelo golpe. Os exemplos abaixo são fornecidos para fins didáticos. Não tente identificar uma fraude pelo número da linha digitável alterada ou pelo banco emissor. No caso de dúvidas, entre em contato com a empresa cedente do boleto – não com o banco – e compare a linha digitável completa do boleto pago com o fornecido pela empresa. Caso seja confirmada a fraude, procure a polícia para realizar um boletim de ocorrência e entre em contato com o local de pagamento do boleto para verificar possíveis maneiras de revertê-lo.

Alguns exemplos de boletos (Fonte Linha Defensiva)

 

Para evitar problemas, como sempre :

– não abra arquivos anexos que você não conheça;

– mantenha seu antivírus atualizado

– mantenha seu sistema operacional atualizado

– software pirata é ilegal e pode conter vírus. Compre software legal ou utilize software livre.

Sugiro que compartilhem esta informação com seus amigos, principalmente aqueles que utilizam Windows.

Espero ter ajudado !

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Segurança, Tecnologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Vírus altera código de barras

  1. Agora temos que nos preocupar com isto também, é só o que faltava………..

    Curtir

  2. Ulisses Camargo disse:

    Parabéns, ótimo artigo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s