Oldfashioned, mas lindo !

Oldfashioned é uma expressão em inglês que quer dizer “feito a moda antiga” .

Eu tenho estado preocupado com o atual “glamour” da música evangélica moderna com suas canções triunfalistas, vitórias e confusões, dando-nos uma idéia de que nós cristãos estamos sempre tristes e desesperados.  O outro problema, é que confundem algumas promessas puramente espirituais com promessas materiais, tais como “eu tenho o selo da promessa” (se você tem dúvida sobre o que significa isto, envie um email para mim e eu responderei a que está se referindo).

Não querendo discutir muito sobre as músicas atuais (deixarei para outro post), resolvi apresentar aqui uma música sugerida há um tempo atrás por um amigo . Em ritmo de blues, mas principalmente com uma poesia muito linda.

A música é “nova” deve ter apenas uns 200 e poucos anos, composta por Isaac Watts em seu Hinário PSalms .

Isaac Watts era um compositor reformista inglês. Compôs mais de 750 hinos !!!! Eram tempos diferentes dos de hoje, onde havia uma busca muito grande por pureza e santidade .. Destes tempos  inclusive surgiram vários movimentos “um tanto quanto radicais” como por exemplo os Puritanos, que tinham a busca pela santidade e pureza em todos os sentidos da vida. Além disto, os hinos eram escritos para que houvesse louvor e adoração da congregação ..

Alguns links bem interessantes:

Vida de Isaac Watts (em inglês)       em português (incompleto) Isaac Watts – O reformador que você conhece pelo coração e não pelo nome (em inglês) arquivo pdf da música ( para cantar no culto em inglês ou classe de EBD  inglês)

Veja a profundidade , veja a confiança! Observe a esperança que o autor transmite.

Espero que este artigo possa fazer você refletir sobre a qualidade das músicas que você ouve e aprecia.

Antes de criticar ou simplesmente não gostar de música de um hinário, veja a poesia.

P.S: quero deixar bem claro que eu penso que o Espírito Santo fez e continua  a inspirar pessoas a  comporem e cantarem canções que realmente são excelentes, tanto no aspecto poético quanto no aspecto da qualidade musical. Cada compositor e cantor com seu público, e alguns públicos muito diferentes daqueles que durante a primeira metade do século XX eram atingidos. Minha única preocupação é com a letra, com a poesia. Porque a poesia representa o sentimento do poesa, aquilo que ele acredita. Isto vale muito para um compositor secular e VALE MUITO para o compositor cristão evangélico.

Por isto, escrevi este artigo com o objetivo que você seja mais crítico quanto a poesia que você aprecia e ouve. Lembremos dos crentes de Beréia:eles ouviam o que Paulo falava, mas verificavam nas Escrituras para ter certeza de que ele estava falando a verdade (Atos 17.10-12). Qualquer dúvida, pode comentar ou enviar um email.

Apreciem a música Death has lost its sting . A letra está abaixo com sua tradução. A poesia é baseada em 1 Cor 15.55  (eu sugiro que você leia o capítulo inteiro). Você verá que Paulo não está se referindo a problemas materiais. Se você quiser ver e ouvir , aqui está o vídeo do grupo Sojourn.

Death has lost its sting – Morte perdeu seu aguilhão

My God, how many are my fears Meu Deus, quantos são meus medos
How fast my foes increase Quão rápido aumenta o número de meus inimigos
Conspiring my eternal death Cospirando para minha morte eterna
They break my fleeting peace Eles quebram minha paz
The lying tempter would persuade O mentiroso tentador persuadiria
My heart to doubt Your aid Meu coração em duvidar de Sua ajuda
And all my swelling sins appear E todos meus pecados inchados parecem
Much greater than Your grace Muito maior que Sua Graça
Chorus:
Arise, Oh Lord, fulfill your grace Faça acontecer, oh Senhor, cumpra (ou efetue) sua graça
While I Your glory sing; Enquanto I canto Sua Glória
My God has broke the serpentʼs teeth Meu Deus já quebrou o dente da serpente
And death has lost his sting E a morte já perdeu seu ferrão
But You – my Glory and my Strength – But, Tu minha glória e minha força
Will on my tempter tread Pisará meu tentador
Will silence all my threatening guilt Silenciará todas as minhas culpas ameaçadoras
Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Oldfashioned, mas lindo !

  1. Lea disse:

    Tocante, e a letra é profunda, o inimigo está sempre ao nosso redor tentando nos fazer duvidar do cuidado do Senhor, mas Ele já venceu e por seu sangue somos justificados.Aleluia.

    Curtir

  2. Ana Paula Falleiros Keppe disse:

    Muito linda a letra desta musica, mas o que me entristece é que muitos cristão não tem dado e não dão valor a musica de boa qualidade. E olha que não estou dizendo de estilo, mas principalmente de letras. Vai lá que poesia nunca foi muito popular entre a maioria das pessoas, mas pelo menos os cristãos deveriam ter um bom senso critico e, principalmente, conhecer a biblia para saber diferenciar letras que estão em consonância com a Palavra de Deus daquelas que que servem apenas para massagear o ego ou servir de auto ajuda, mas no fundo não resolvem nada, pois o problema tem outro nome. Pecado. Se auto ajuda servisse pra alguma coisa, considerando a farta bibliografia estampada nas prateleiras das livraria e até em caixas de panificadoras, o mundo estaria curado. A questão sempre foi o pecado. O mundo jas no maligno e a vida aqui na terra é de luta contra as potestades e hostes celestiais. Mas acho que nós cristãos esquecemos disso e ficamos sofrendo por falta de emprego (problema do sistema economico mundial); problemas familiares, falta de namorado, que curso fazer, onde viajar, etc, etc., aí vai-se a igreja, com todo o respeito, como o bebado vai ao boteco, para encher a cara e o ego com palavras bonitas e otimistas, tais como pular o mar, quebrar, vencer, ficamos animados, e depois voltamos para nossa vidinha mediocre, cheia de mentiras no trabalho; com notas fiscais lançadas a menor; filmes e musicas piratas; conjuges não assumindo seu verdadeiro papel; pais negligenciando a educação dos filhos, vaidade e lascivia, não se estuda corretamente, aí quer que Deus abençoe.
    Me desculpem, mas estou cansada de hipocrisia, e já que o assunto é musica e poesia, como musicista também estou cansada de ouvir musicas “gospel” sem fundamento. Vamos acordar de madrugada e orar mais, jejuar, ler a palavra buscar a santidade no Senhor, e cantar mais “Ora vem Senhor Jesus”, buscando primeiramente o Reino de Deus e o mais é mais.

    Curtir

Deixe um comentário

