Governo dos EUA parado ..

Esta semana, desde 01/10/2013, os Estados Unidos estão enfrentando um situação muito interessante.
Várias organizações governamentais simplesmente pararam.
O que acontece é que o Congresso precisa votar o orçamento . E , lá , sem orçamento, não tem serviço !
Ou seja, sem orçamento, fecham-se as portas !

Desta forma, não se pode visitar a Estátua da Liberdade porque os funcionários foram mandados para casa …. e com um detalhe, sem receber.

Basicamente, há uma separação entre sistemas governamentais que são “essenciais” e “não-essenciais”.

Os “essenciais”, continuam funcionando mas os funcionários podem ter salários atrasados. Os “não-essenciais” são parados, ou seja, “fecham as portas, funcionários vão embora”.

Alguns exemplos de funções “essenciais” são as relativas a segurança nacional, suporte a vida, tráfego aéreo, etc. Exemplos de “não essenciais ” são  parques nacionais, turismo, etc.

Este problema ocorre porque as leis americanas implicam que os congressistas definam claramente o orçamento e que tudo esteja bem definido e aprovado. Sem isto, a conta é simples.. É parecido com um orçamento doméstico: se você não tem o valor devido para pagar as contas, você seleciona aquilo que vai pagar. Se não, você precisará de um empréstimo. Mas se fizer isto, você terá uma conta a mais para pagar – o valor do empréstimo e os juros deste empréstimo.  Ou seja, o problema aumenta.

Os americanos gerenciam o governo exatamente desta forma. Não querem que o problema aumente, então param aquilo que não é essencial , enquanto não houver acordo no Congresso. Como Obama não tem a maioria no Congresso, ele enfrenta problemas

para aprovar vários itens neste orçamento.

O que podemos aprender com eles ? 

Esta forma de administrar o governo é muito séria. Implica em gestão, desde os orçamentos que são enviados ao Congresso para aprovação, passando por aquilo que realmente é importante ao Governo.

Eles também se preocupam com quem paga a conta. Diferentemente do que acontece por aqui, não se aprova um gasto sem saber de onde vem o dinheiro.

Nenhum congressista quer ser responsável por aumento de impostos.

Funcionários públicos em geral não são “elite”. São mandados embora e podem ficar sem receber como em qualquer empresa. É óbvio que ninguém , seja no serviço público ou no privado, quer deixar de pagar seus funcionários. Mas quando ocorrem “dificuldades”, pode ser que o salário atrase. É o que está acontecendo agora com serviços não essenciais. Uma observação, é que funcionários de serviços “não – essenciais” podem vir a receber salários retroativamente… mas quem decide é o Congresso.

Como podemos ver, é bem diferente.

Precisamos ainda evoluir muito como nação , e principalmente em processos de gestão pública. Além disto, nosso povo precisa compreender que tudo o que é oferecido, tem um custo e este custo será pago através de impostos.

Não se pode apenas dizer “vamos criar isto” sem dizer de onde virá o dinheiro.

Vocẽ na sua casa não compra nada sem saber de onde vem o dinheiro. Do contrário, acabará endividado e não poderá comprar nada no futuro.

Para uma lista de serviços que foram afetados, acesse o link do Washington Post abaixo.

Espero que este post seja útil.

Fonte : Site do Jornal Washington Post http://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/wp/2013/09/30/absolutely-everything-you-need-to-know-about-how-the-government-shutdown-will-work/

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Governo dos EUA parado ..

  1. Áurea disse:

    A questão é pensar no lucro ou nas pessoas. Será que o pai que foi demitido vai chegar em casa e lavar as mãos quanto as suas responsabilidade enquanto chefe de família pela falta de comprometimento do legislativo em votar o orçamento no prazo correto. Não gostaria que o Brasil copiasse esse procedimento americano.

    Curtir

    • Abimael Jr disse:

      Obrigado pelo comentário. Fica o seu registro.Agora, muitas vezes não é falta de comprometimento. É justamente o contrário.
      Um exemplo: durante a “Era Clinton”, o déficit americano foi zerado justamente por atitudes para evitar gastos. Enquanto que na “era Bush Jr”, aconteceu o endividamento do governo novamente. Endividamento do governo implica em inflação pois o governo precisa tirar dinheiro de algum lugar. Isto implicou, inclusive indiretamente com a crise de 2009, que afetou todo o mundo.
      Agora, Obama está tentando ajustar as coisas. O problema é que ele não tem a maioria e por isto as votações são complicadas.
      Quando digo da evolução de nosso sistema, falo de situação de seriedade com que emendas ao orçamento são feitas. Lá o pessoal pensa em quem vai pagar a conta porque sabe que não será eleito novamente. Aqui simplesmente cria-se alguma coisa sem dizer de onde virá o dinheiro.
      Concordo contigo sobre a questão o pai de família que volta para casa sem o salário… Porém, eles não são demitidos … apenas não recebem o salário, e existe a possibilidade de receberem, mas é com o Congresso.
      O fato é que são vários fatores em que nós somos diferentes. Os contratos de trabalho são diferentes, as obrigações de ambas as partes são diferentes . E claro que eu apenas quis dar uma “noção” dos problemas atuais que estão sendo vinculados e nós, brasileiros, não entendemos, como que um governo pode literalmente, parar.
      Muito obrigado por seu comentário !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s