Dia das bruxas? Não mesmo!

O dia 31 de Outubro vem sendo associado ao dia das bruxas.
Este dia é um hábito ou item do folclore norte-americano que começou a ficar famoso no Brasil. Realmente não entendo.
Ficou famoso porque adoramos copiar coisas “bobinhas” dos norte-americanos!

Poderíamos copiar outros assuntos, tais como  o zelo pela Pátria, a seriedade da polícia, a punição a quem transgride a lei, a justiça rápida e séria, a limpeza das ruas, a prestação de serviços corretamente, consciência política, entendimento de que tudo que o governo dá tem um custo e quem paga é a sociedade, políticos ,  etc.
Mas copiamos um item do folclore, em que crianças e pessoas vestem-se como personagens de monstros, bruxas e outros personagens de horror para brincar e irem de casa em casa, batendo nas portas e dizendo “trick or treats?  (doce ou travessuras?) , onde a pessoa que atende entrega alguns doces aos fantasiados.
Porém , longe de brincadeiras, nesta noite várias pessoas farão rituais de invocação e adoração que não são nem um pouco parecidos com as brincadeiras das crianças. E isto não é coisa de “crente” ou de um fanático, mas até a televisão faz reportagens. São fatos.
Uma explicação simples está no link da Wikipedia sobre a religião Wicca. Veja os dias importantes no calendário ( escolhi o link do Wikipedia porque está em português).
Poderia passar um bom tempo aqui explicando, comentando sobre o que é este dia, etc  etc etc.

Francamente, penso em algo melhor !

No dia 31 de Outubro, Martinho Lutero expôs sua 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg. Este era um convite a discussão, porém dentro destas 95 teses estavam questionamentos sobre os procedimentos da Igreja Católica Romana, principalmente contra a venda de Indulgências , que eram valores que se cobravam para pagamento de pecados pessoais ou de outras pessoas, inclusive mortos. Ele questionou várias coisas, inclusive a salvação ou perdão de pecados pelas boas obras.

Porque ele fez isto ? simplesmente porque começou a ler a Bíblia e baseado no livro de (ou carta de Paulo aos)  Romanos, que diz que a salvação é pela fé. Não há outro modo!

Neste dia, o mundo começou a mudar. Reinos deixaram de estar submetidos a autoridade Papal, pessoas começaram a ficar mais esclarecidas, pois começaram a ler a Bíblia em sua própria língua, pois Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão. Sua tradução foi tão bela que lançou as bases para a língua alemã moderna, língua esta que era tratada com desdém, por ser considerada língua de “bárbaros”. 

As pessoas começaram a ler!

Após a Reforma, outros questionamentos foram levantados, inclusive outros movimentos como Iluminismo, ocorreram porque houve maior liberdade no pensar e falar.

Nações como a Alemanha e Suiça não teriam a força que tem hoje se não fosse a Reforma. Indiretamente até os Estados Unidos não seriam formados, pois muitos dos que escolheram os Estados Unidos como local para viver foram cristãos protestantes, muitos dos quais cruzaram o Atlântico devido as perseguições em terras Européias.

Indiretamente, a libertação dos escravos iniciando na Inglaterra, depois com seu uso da força nos mares, impedindo o tráfego de escravos, depois Estados Unidos e até o Brasil.

(Foi através de protestantes “não-anglicanos” que iniciaram-se Leis contra a escravidão e comércio de escravos no Inglaterra – o comitê da Abolição do Comércio de Escravos ).

Sim .. o mundo seria bem diferente sem a Reforma !!!

Por isto, não apenas porque eu sou membro de igreja protestante, mas pela importância social e acadêmica, eu celebro este dia, não como o dia do preto, ou o dia de travessuras e fantasias. Eu celebro o dia em que o mundo começou a mudar, e para melhor !

A partir deste movimento, igrejas foram formadas. Igrejas que além de falar da sua vida espiritual  – pois a salvação que é pregada na igreja cristã evangélica é para lhe mostrar o caminho para Deus por Jesus Cristo – , ela também fala de sua vida natural, orientando você através da Bíblia a ter uma vida melhor.. Não somente isto, mas ajudando outros, através de ações sociais, casas de recuperação de dependentes de drogas e vícios, tirando pessoas da prostituição e literalmente transformando vidas.

A partir deste movimento, o mundo ficou mais livre. Ideais de liberdade espalharam-se. Porque as pessoas podiam ler, escolher e decidir.   E assim é, pois ninguém lhe obriga a ser um “crente”, mas é você que escolhe e é pela fé.

E tudo começou porque Lutero leu e percebeu claramente que pela fé em Jesus é que há mudança de vida, pois o próprio Jesus disse : Eu sou o caminho, e a verdade e  a vida; ninguém vém ao Pai senão por mim João 14.6

Salve o dia 31 de Outubro – o dia da Reforma Protestante.

Veja mais em http://www.cpadnews.com.br/interna-12-18917.html

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Diversos, Vida Cristã e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dia das bruxas? Não mesmo!

  1. Marcelo disse:

    Ótimo esclarecimento Abimael. Obrigado por compartilhar conhecimento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s