Frases de efeito

“dar um um salto de qualidade na produção científica e tecnológica” .

Esta é uma das “frases de efeito” do novo ministro da  Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina. 

Muda o ministro e eles aparecem com umas frases lamentáveis.

Precisamos ter um projeto de Estado e não de governo, para a ciência e tecnologia.

Estamos ficando para trás em relação a outros países em várias áreas.  Nossos engenheiros tem problemas para gerir projetos, estabelecer processos criativos e inovar. E porquê ? Porque não temos metas claras e definidas. Não temos programas de excelência para premiar os melhores e incentivar para que vão além. 

Precisamos de engenheiros que pensem mais em desenvolver do que fazer manutenção. Não estou dizendo que não precisamos de engenheiros de manutenção. É claro que precisamos e estes também precisam inovar e criar em suas áreas.

O que estou me referindo é que precisamos criar máquinas, processos e produtos que sejam nossos com preços competitivos e que sejam melhores.   Para isto, os programas para estes incentivos precisam ser de ESTADO e não de Governo. 

O Governo e no caso aqui, o ministério MCTI precisa pensar que inovação, ciência e tecnologia demandam formação de pessoas e principalmente que estas pessoas “formadas” precisem ser “utilizadas” em locais em que sejam desafiadas. Para isto, não basta enviar gente para fora, mas que tem um currículo “ruim”, que passa “raspando” e acha que vai para fora passear.  Além disto, as nossas universidades precisam de recursos para pesquisa e inovação. Nossos pesquisadores precisam ser “desafiados” para criarem tecnologia e, nossos empresários precisam ser beneficiados ao utilizarem tecnologia criada aqui. 

Muitas vezes falamos dos chineses, mas quando um estudante vai para os EUA estudar, o “chinês rala” e “rala muito”. O estudante corre e estuda, porque sabe que quando voltar ele precisará dar “retorno” ao investimento feito nele, criando e fazendo mais tecnologia. Por isto um país que não passava de “atrasado ” na década de 70 e hoje um gigante tecnológico.

O outro lado são os empresários: os empresários precisam de dinheiro para investir, para criar, para inovar. E não estou falando de empresas grandes. Estas “viram-se”, fazem “joint ventures” , emprestam lá “fora”  ou associam-se com outras. Estou falando de empresas pequenas e médias, que tem boas idéias, mas não conseguem colocar estas idéias em prática por falta de $$$$ . 

Estou falando também de engenheiros e pessoas ligadas a área de tecnologia que são empreendedores, mas não conseguem sobreviver porque não conseguem viver do que criaram. Acabam por associar-se com empresas estrangeiras que “compram” o conhecimento e perdemos uma excelente oportunidade.

Precisamos ter programas que começam na educação básica orientando as crianças a serem engenheiros e as crianças a gostarem de ciências e tecnologia. E não é USAR tecnologia. É fazer tecnologia. 

Estamos perdendo a corrida com países do BRICS .. A Índia já tem tecnologia para enviar foguetes para Marte ( ver post em Índia envia sonda para Marte neste mesmo blog) . Nossas indústrias estão fechando! Como vai ser quando a China começar a “cobrar” mais pelo que compramos lá ?  Estamos perdendo o material humano e isto é complicado. 

Então , não bastam “frases de efeito”.. Precisamos mais de “efeitos” e menos de frases.

Baseado em :

Novo ministro destaca missão de criar programa ousado para a ciência

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Ciência, Política, Tecnologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Frases de efeito

  1. Pingback: Evasão de grandes mentes | Pensamentos e viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s