E a redução da maioridade penal ?

Certa vez, não fui contratado em uma empresa.. A gerente teve uma conversa particular comigo e perguntou-me se eu havia “feito alguma besteira durante minha adolescência e tinha sujado minha ficha” . Isto ocorreu porque a empresa fazia consultas e avaliações antes da contratação.

Isto me remeteu a mente depois que soube que vários senadores do PT votaram contra a redução da maioridade penal. Um destes que votaram CONTRA mas não era do PT foi o senador Roberto Requião. Interessante ?!?!?! Quando foi governador do estado do PR, era todo de “falar” que a “polícia deveria agir com rigor”, blá blá blá…

A senadora Gleise Hoffmann também votou contra. Interessante ! Muito interessante !

A lista dos que votaram contra pode ser vista neste post .

Bem.. quero deixar bem claro que não sou um daqueles ultra-radicais que acham que todos “os pivetes” devem estar atrás das grades.. porque não é verdade. O pai de uma vítima de um crime horrível, Ari  Friedenbach , é contra que todos os adolescentes que cometem delitos vão para a cadeia. E sua filha e o namorado dela foram mortos por um grupo, onde o adolescente Champinha era o líder.

Eu penso que adolescentes que comentem crimes muito duros , tais como crimes contra a vida, assaltos a mão armada, sequestros, tráfego de drogas  e similares (desculpem, mas não sou advogado e não conheço os termos legais adequados) devam ser retirados das ruas. Aqueles que também são reincidentes nos crimes que já cometeram, deveriam ser retirados de circulação.

Aqueles que cometeram crimes mais leves, deveriam ser privados de liberdade em Fundações (como a Fundação CASA em SP) e serem submetidos a treinamentos, educação e medidas sócio educativas… e com o lembrete de que se fossem capturados e julgados novamente, seriam presos devido a reincidência.

Algumas pessoas poderão dizer que falta educação. Huuumm.. Não sei se é isto que falta. Sim, eu sei que faltam melhores condições de estudos, melhores livros, professores, etc.

Houveram épocas em que nossos pais e avós mal sabiam escrever e nem por isto  tornaram-se marginais. O detalhe é que o camarada tinha medo de duas pessoas – da mãe e da polícia. Da mãe, porque quando ela soubesse que o filho ou filha tinha feito besteira, o filho ou filha já sabia que haveria “festa” em casa e talvez fosse melhor nem ir para lá. As pessoas sabiam que a primeira frase da mãe seria ” eu não criei filho para isto ”  e a “cinta cantava” . E da polícia, porque infelizmente havia o vexame de ser preso.. e todo o resto que pode ocorrer na prisão.  E novamente a mãe era lembrada “não quero que minha mãe sofra”

Hoje, não temos mais pais presentes. Alguns estão preocupados demais em “tentar sobreviver” que precisam trabalhar e os filhos vão crescendo “largados” sem nenhuma ocupação e aprendendo coisas que não devem com outros meninos e meninas cujos pais também não estão preocupados com sua educação. Quando os pais chegam em casa, não querem saber de nada e pouco se importam se os filhos ficam na rua durante a noite.

Quando fiz estágio em uma escola pública, um professor comentou que uma mãe foi chamada na escola para que a psicopedagoga conversasse com ela sobre a ausência do filho por vários dias de aula. O professor estava presente na reunião e perguntou para a mãe se ela não desconfiava de que o caderno do filho estava sem nenhuma anotação. A mãe não tinha olhado nenhuma vez para o caderno do filho . Dá para imaginar o resto como era.

Quando se fala de educação, logo nos vêm a mente, as escolas. Mas penso que está faltando educação em casa. A crise está nas famílias. Se fosse problema apenas das escolas, não teríamos filhos de “classe média” praticando assaltos, comprando e traficando drogas e até participando de assassinatos ou brigas com extrema violência.

Além disto, nossa história tem mostrado que educação formal também não isenta as pessoas de cometerem crimes.  Alguém se lembra do episódio do índio Galdino ? Os acusados e depois condenados eram pessoas de classe média, com boa educação.

Porque pessoas de classe média quando flagradas em alta velocidade, tentam subornar o policial ?

A educação não nos isenta de cometer crimes.  E porque pessoas educadas praticam menos crimes ? Porque sabem dos riscos e daquilo que podem perder caso sejam flagradas, condenadas e presas.  Ou seja, elas temem a punição.

É claro que a educação auxilia e muito na formação do cidadão. Mas esta formação do cidadão também passa pela conscientização dos deveres e das punições.

É papel da sociedade coibir que a atuação de alguns cause problemas para outros. A sociedade “de bem” que paga seus impostos está presa. Os comerciantes “de bem” tem que conviver com o medo de serem assaltados a mão armada por garotos ou meninas que se percebe que tem menos de 18 anos porque sabem que NADA vai acontecer com eles.

Diante das campanhas anunciando as eleições e a possibilidade de que jovens maiores de 16 anos podem votar, chama-me a atenção de que estes jovens podem decidir eleições ,mas não tem a “capacidade” de compreender de que se assaltar alguém com uma arma de fogo, ele pode matar a pessoa assaltada ?!?!?!

Um garoto de 16 anos  que rouba um carro sabe o que está fazendo .

Um garoto de 16 anos que atira contra um policial ou contra uma pessoa, sabe o que está fazendo.

Uma garota que sequestra alguém ,  sabe o que está fazendo.

Como disse acima, não apoio que TODOS os adolescentes vão para a prisão, mas aqueles que cometem crimes graves e gravíssimos devem pagar pelos seus atos, para que a sociedade não viva atrás da cortina do medo.

 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para E a redução da maioridade penal ?

  1. Infelizmente estamos vivendo um momento de total abandono das autoridades, ninguém quer se preocupar com nada, a não ser as elelições.Se reduzir a maioridade penal, onde irão colocar os presos? se as cadeias já estão super lotadas? ninguém quer se comprometer e todos nós estamos a mercê de bandidos que nem se preocupam mais em esconder o rosto, porque sabem que se forem presos, logo estarão na rua de novo.Lamentável.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s