É hora de acordar

Escrevo este post após a vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre a seleção do Brasil na Copa de 2014.

Humilhação! Não há outra palavra para definir o sentimento.

Interessante olhar os jogadores quase “bisonhos” vendo os alemães trocarem passes de forma rápida e eficiente.

O que deu errado ? Foi a ausência do Neymar ? Foi a escalação ?

No minha humilde opinião, foi um conjunto de fatores.

O primeiro, é que nós brasileiros, sempre temos a idéia ou o conceito de um “salvador da Pátria”, de um Getúlio , de alguém que nos conduza , que nos leve, que nos motive. Esquecemos que não é isto. É tudo um conjunto . Em várias áreas da atividade humana, tudo é feito em conjunto. Você só estará sozinho quando tiver que fazer uma prova na escola, na faculdade ou em um curso qualquer. E mesmo assim, você estará sozinho! Não haverá ninguém para lhe dar as “respostas” . De outra maneira, todos nós estamos envolvidos em processos complexos onde, a união de idéias e de esforço é que produzem algo benéfico ou algum tipo de vantagem, para TODOS e não apenas para um.

É claro que, haverão situações, em que a responsabilidade estará sobre alguém, que lidera ou chefia. É o caso do Técnico de Futebol. Mas se o grupo não faz, não existe técnico, presidente , ou chefe que faça “a coisa dar certo”.

Outro ponto que levanto , é que nós brasileiros adoramos uma “bravata”. Gostamos de frases de efeito, mentiras ditas de forma bonita simplesmente porque ela é bonita e torna-se verdade.

Isto está em várias áreas , desde a politica até o futebol, passando por educação e por gestão do poder público e privado. Dizemos que vamos vencer a copa e achamos mesmo que vamos vencer porque estamos dizendo.

NÃO É ASSIM ! Se vence nos esportes e em todas as áreas por trabalho, organização, planejamento, esforço, dedicação e acima de tudo estudar. Estudar o que o outro time tem de melhor e como me defender; estudar a melhor técnica; estudar e aplicar o conhecimento . (Reconhecer que o outro é bom e talvez, seja melhor que você, também ajuda).

Planejamento é importante. Recebi uma matéria da revista Super Interessante que compartilho aqui , explicando o porque da Alemanha estar se tornando uma potência futebolística. É muito interessante, principalmente para quem conhece a história do futebol após a copa de 1970 até os anos 2000, passando pelos anos 90.

A seleção que ganhou do Brasil ontem de forma sobrepujante não ganhou porque eles são alemães. Havia um plano, um planejamento para formar bons jogadores, para administrar e gerir clubes e acima de tudo, com projeto para o futebol.

Alguns podem estar pensando que é por causa do esporte. Opinião pessoal minha: não, não é.

Futebol é um grande negócio de entretenimento. Uma partida que tem 80000 em um estádio, a 10 Euros cada entrada, são 800000 euros em uma partida (e não custa apenas 10 euros a entrada, sugeri um valor bem simples). Clubes de futebol são empresas. Empresas de entretenimento e lazer. Imagine os direitos de transmissão para TV pelo mundo. Resumo: é tudo muito dinheiro. E da forma que foi pensado, é algo sustentável.

Em contra partida, temos o Brasil. Muitas emoções, muita pressão sobre os jogadores. A torcida “cega”, pensando que poderíamos vencer. As duas vezes que enfrentamos equipes bem organizadas, nós tivemos muuuuuuiiiitas dificuldades: México e Alemanha.

O terceiro ponto, complementa o que escrevi anteriormente. Precisamos perceber as coisas com menos emocionalismo e mais frieza. Foi assim quando perdemos o jogo para a Holanda em 2010. Achamos que marcamos um gol e estava tudo certo. Os holandeses com sua frieza viraram o jogo.

Em 2014, levamos um gol e nos perdemos em campo. “Faltou chão ” alguém diria; outro perguntaria : “E a psicológa ?? ” . Ora.. nossos jogadores estão acostumados a disputar campeonatos de nível internacional, com altos valores em jogo. Disputam a liga Inglesa, a BundsLeague, a Liga dos Campeões. Eles já estão acostumados a estas pressões de campeonatos.

O que precisamos de verdade é gerir melhor os recursos que temos, fazer um planejamento para criação de craques e fazer o futebol ser um negócio e pararmos com “bravatas” dizendo que temos o melhor futebol do mundo.

Estavam a dizer que as Sedes eram ótimas e tudo. Eu penso que os estádios realmente ficariam bonitos, mas as Cidades-Sede deixaram muito a desejar.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/09/torcedores-avaliam-as-cidades-sedes-como-bonitas-mas-sujas-e-perigosas.htm

O problema é que o futebol reflete o que temos fora do campo. 

A população acredita nas “bravatas”, tais como “Resolvemos o problema do petróleo” ou , “todas as crianças estão na escola” ou “erradicamos a pobreza”, “os aeroportos estão assim porque fomos pegos de surpresa” .

Precisamos administrar e fazer um melhor planejamento. E fazermos isto com o cerébro e não com o coração.

O técnico Felipão comentou várias vezes sobre o tempo de preparação que foi menor que 21 dias. http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRKBN0ET2RO20140618

Dar o peixe para quem tem fome é importante, mas é mais importante ensinar a pescar, porque então não faltará mais peixe para matar a fome.

E perder também faz parte do jogo. Não precisa jogar laranja nos jogadores ou rasgar o bilhete de entrada do Estádio. Perder faz parte . Porque o Brasil não poderia perder ?

Porque nós gritamos que seríamos campeões?  Só isto não basta !

Acorda Brasil !

Mais algumas opiniões

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/08/a-alemanha-e-sete-vezes-melhor-erros-do-brasil-estao-alem-do-gramado.htm

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/08/desastre-expoe-diferenca-entre-cbf-e-preparo-de-8-anos-da-alemanha.htm

 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s