Carnaval não é para mim

nem nada parecido!

carnaval_nao

Carnaval.

Alguns pensam que é apenas no Brasil que existe esta festividade.

Na verdade, é uma festividade muito antiga e infelizmente chamada Cristã, devido a permissão concedida pelas autoridades católicas romanas.   É baseada em festas da primavera da antiga Grécia, regadas a vinho e “outras coisas”. Infelizmente, a liderança religiosa cristã percebeu que as pessoas que se convertiam não deixavam festividades pagãs.  Então, há uma permissão para deixar eclodir desejos carnais  e muita bebida para estes “conversos”.

A origem da palavra Carnaval provém do latim  carnis que significa carne e levare que significa deixar ou desligar [3] e é seguido do período chamado Quaresma.  Na verdade é uma “permissão” para pecar ou para se deixar levar pelos desejos carnais para entrar no período de “devoção” (Quaresma) que culmina com a Páscoa.

Do ponto de vista cultural, “parece” até ser bonito, mas na verdade esconde em sua origem uma permissividade para justamente a “carne”. O curioso é que as festividades em todos os lugares do mundo estão sempre associadas com figuras místicas, mistura de circo e fantasia e na maioria das vezes, vinculadas a permissividades sexuais.

Na Veneza antiga, haviam Bailes de Máscara. Aliás, as máscaras da cidade de Veneza são belíssimas [2]. O objetivo do Baile de Máscaras, principalmente durante o Carnaval de Veneza é que você poderia sair com alguém sem necessitar de nenhuma identificação, pois com a máscara, apenas apareciam as bocas e olhos. O grande chamariz estava justamente no desconhecido. Era muito apreciado pelos nobres, pois desta forma poderiam cometer adultério e toda a sorte de perversidade sem necessariamente serem identificados, o que é claro , era ótimo.

Na França e nos países de língua inglesa, a festa é chamada Mardi Gras, que significa Terça feira gorda [4]. Isto porque um dia antes do início da Quaresma, comia-se toda a carne, ovos e outros alimentos proibidos na Quaresma. Algumas cidades são notórias por suas festas, tal como no Rio de Janeiro, New Órleans nos EUA e Montreal no Canadá.

No Brasil, talvez o maior país desta festividade, está vinculado ao samba, que na verdade é uma forma de “batuque”  ( ritmo musical utilizado em cultos pagãos africanos). Se fosse isto tudo bem. Mas nosso país foi transformado em um mercado sexual enorme, que vai desde as transmissões de escolas de samba com mulheres tão despudoradas que as próprias comissões de organização de Escolas de Samba impõem limites para as exposições (o que fariam se não fossem estes limites?) . Uma grande rede de TV inclusive chegou a vender DVDs das gravações de bailes em clubes com cenas que não foram ao ar. Nosso país também é transformado em um grande mercado da “carne” com turismo sexual que atinge desde meninas até mulheres . Todos querem brincar o Carnaval.

Após brincar o Carnaval, ou seja, após você deixar que sua carne se satisfaça, você recebe as cinzas em sua cabeça . Interessante que parece que todo o ano as pessoas têm vontade de praticar novamente “carnalidades” .

O que a Bíblia fala sobre tudo isto?

 biblia1

A explicação mais simples porque o Carnaval não é algo apropriado para o cristão verdadeiro (perdoe-me o termo verdadeiro,mas acho que é conveniente visto que a festa é dita “cristã” e pagã ao mesmo tempo) é o texto de João 3.1-21 . Neste texto bíblico , Jesus é procurado por um mestre religioso da época, chamado Nicodemos,  e expõe para este homem um termo bem interessante: novo nascimento. Jesus explica que o novo nascimento é do Espírito e não de forma natural. Indo um pouco mais fundo, Jesus estava explicando que uma pessoa que crê em Jesus verdadeiramente NASCE DE NOVO:

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 3:6

e os dois últimos versos (20 e 21) dizem :

Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus
João 3:20,21

Então, o neo-nato pratica a verdade. Não interessa o quanto de “saudade de praticar carnalidades ” ele tenha, não interessa voltar a fazê-las.

Indo um pouco mais, Jesus também explica , no evangelho de Mateus

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Mateus 7:16

Aqueles que são REALMENTE convertidos tem um “fruto que é claro”. Traduzindo um pouco: uma laranjeira produz laranjas e não ameixas. Um cristão realmente nascido de novo produz “frutos” diferentes dos “frutos” que ele produzia antes de converter-se.

Vamos um pouco mais …

No início da fé cristã, os apóstolos (Discípulos de Jesus) e  O Apóstolo Paulo escreveram cartas para as cidades que tinham igrejas. Estas igrejas precisavam de orientações pois os gentios (pessoas que não nasciam judias) eram pagãs, não conheciam nada de Deus e precisavam de orientações sobre vários aspectos da vida diária.  Estas cartas são orientações para os cristãos em geral e também para aqueles que não são cristãos, pois assim os cristãos poderão perceber a diferença entre ser cristão e não ser. Algumas destas orientações são (sugiro que você leia além dos versos colocados aqui, mas leia o texto antes e depois , para você entender em detalhes o contexto que está sendo explicado, mas explicarei aqui) .

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7,8

Perceba que uma orientação bem direta: não errem!. Se você semear, ou seja, se você plantar algo na sua carne vai colher corrupção . Se eu me deixar levar pela minha carne, eu “colherei” corrupção .

Uma outra orientação do Apóstolo Paulo:

E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus
Romanos 8:10-14

Eu coloquei alguns grifos para você ver que Paulo está falando que nosso corpo está morto por causa do pecado (coisas que são erradas perante Deus) . Veja que ele também explica que se vivermos segundo a carne MORREREMOS.

Meu amigo, veja que quando iniciei meu texto expliquei a origem da festa , que era para dar para a carne  o que ela querias (festas, álcool, lascívia, perversividades sexuais), aqui no texto bíblico eu lhe mostro que se eu viver segundo o que a minha carne quer , eu morrerei, conclua  por você mesmo, como que um cristão pode sentir algum tipo de vontade de dar a carne o que ela quer?

Então , eu como cristão não posso gostar do Carnaval. Aliás, se você falar com um cristão “de verdade”, ele vai dizer que não gosta de Carnaval .

Em outra referência  Gálatas 5.16 a 26 ( leia) Paulo ainda orienta para andar no Espírito e não cumprir com os desejos da carne (a palavra é concupisciência  ) e ele ainda faz uma lista de “obras da carne”, onde estão incluídas lascívia, adultério ,fornicação .

Paulo novamente na carta ao povo que habitava em Roma (carta aos Romanos) , alerta

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 8:5-8

O grande Apóstolo Pedro dá um conselho prático:

Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:14-16

Santo significa algo separado e o apóstolo está dizendo “sejam separados porque Deus é separado”.  O cristão verdadeiro ele não pode concordar com o Carnaval, porque Deus é santo e este cristão também deve ser santo.

Então, eu não posso gostar do Carnaval.

Não me interessam os ritmos, não me interessam as músicas, não me interessam as mulheres que mostram seus corpos em danças sensuais. Não quero dizer que a minha carne não se atrai por isto tudo. Não , eu estaria mentindo. O que quero dizer é que isto não é para mim, porque a Palavra de Deus me orienta a não “semear ” ou a não praticar estas coisas .

Agora, é um feriado. Então, eu “semeio ” no Espírito. Eu fui para uma Escola Bíblica, aprender um pouco mais a ser um cristão melhor a cada dia. Muitas igrejas aproveitam para fazerem retiros espirituais para estudar a Bíblia e cantar cânticos e louvores a Deus. Outros aproveitam para auxiliar a comunidade, pois o cristão verdadeiro tem um compromisso com sua comunidade, com as pessoas que necessitam de um braço amigo para ajudar a levantar.

Agora.. é engraçado que alguns pensam que nós, cristãos podemos  compartilhar alguns “ritmos” ou expressões do carnaval, como uma máscara ou fantasia.

Veja, sei que pode parecer legal e divertido, mas você leu o ensino acima sobre não “semear” na carne ? Alguns ritmos alimentam minha carne. Fazem-me  dancar de forma sensual. Se eu não sei me mexer para dançar, atraem-me para observar a moça que está próximo de mim e que esta dançando de forma bem “interessante” (eu sei que esta não é palavra correta para usar aqui) e minha “carne” está gostando muito de ver tudo aquilo, aqueles corpos balançando e gingando ao som ritmado . Sim minha carne gosta ! Mas a Bíblia diz que se eu semear minha carne, eu morrerei , porque eu quero fazer isto ?  Porque eu incentivaria isto ?

Não meu amigo leitor. Eu não devo , não posso, não quero.  O cristão deve-se  afastar destas coisas, pelos motivos que coloquei acima.

Se você é alguém que tem uma simpatia pela fé cristã, penso que lhe apresentei alguns motivos interessantes para compreender porque Carnaval e tudo aquilo que está vinculado a ele não podem interessar a um verdadeiro cristão.

Se você até acha que a Bíblia é interessante, mas pensa que este livro é muito radical e acha que suas leis são muito rígidas, eu sugiro-lhe uma reflexão: O grande cientista Isaac Newton publicou sua famosa obra “Principia” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural) em 1687. Já está bem antiga, não é verdade. Nesta lei, ele diz que os corpos atraem-se com uma força diretamente proporcional ao produto das massas dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles .  Se quiser saber um pouco mais clique no site do SoFisica . Esta lei também é conhecida de forma popular por atração da Gravidade.

Bem.. esta lei de Newton é antiga e bem radical, pois ali diz que atrai . Então vamos imaginar que você considera bem radical e pensa que não é mais aplicada, afinal estamos no século XXI . Para provar sua teoria você resolve subir no décimo andar de um prédio e pular na sacada.  Você sabe que você vai flutuar, certo ? Afinal esta lei é antiga e muito radical e não serve mais para nós. Por favor faça a tentativa e mostre-me que você provou que esta lei não é radical. (Dica, faça seu testamento antes).

Se você é ateu ou não acredita na Bíblia eu apenas lhe sugiro que reflita:

Se eu estiver errado e Deus não existir, quando eu e você morrermos (espero que não seja no mesmo dia ), nada vai acontecer. Nós simplesmente deixaremos de existir biologicamente e cumprimos nosso papel biológico. E será uma pena, porque você não poderá brincar comigo e dizer “eu não lhe disse?” .

Entretanto, se Deus existe, como eu afirmo que existe, e a Bíblia for a Palavra de Deus , como eu estou afirmando aqui que é,  o que vai acontecer quando você morrer? Desculpe lhe deixei sozinho nesta frase, porque eu sei o que vai acontecer comigo !

Eu sei que você vai dizer que esta pergunta é infantil e talvez você até me chame de idiota, mas se você está disposto a “pagar para ver” fique a vontade. Eu apenas lamento que durante a sua vida você não vai experimentar de algo interessante prometido por Jesus :

PAZ

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize
João 14:27

Mas eu lhe desejo a Paz do Senhor.

Deixe seu comentário abaixo do post.

 

Referências Consultadas

[1] Bíblia de Estudo Palavras-chave Hebraico e Grego – as referências aos textos bíblicos foram retirados do site http://www.bibliaonline.com.br para facilitar o acesso via internet.

[2] The Mascherade  http://themascherade.com/contents/en-us/d5_Page_5.html

[3] Carnaval Origins http://ciee.typepad.com/files/carnaval-origins_w-photos-1.pdf

[4] Mardi Gras http://www.history.com/topics/holidays/mardi-gras

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em sociedade, Vida Cristã e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s