Evasão de grandes mentes

 

O problema brasileiro em não saber ou desconhecer (ou  fazer de conta que não conhece) a resolução de problemas na verdade está nos problemas com a Educação e, a consequência está na pesquisa e desenvolvimento, que muitas vezes conduz a inovação. Inovação que em nosso país reduz-se a empresas de software.

Porquê ?

É um conjunto de fatores. Quando visitamos países desenvolvidos, costumamos dizer que lá “sim é um país de verdade”. Quando nos mudamos para lá, entendemos porque o país que visitamos é o que é.

Não quero deixar um texto extenso mas quero concentrar-me na pesquisa e desenvolvimento.

Nos países desenvolvidos, Universidades e a educação de alto nível são tratadas prioritariamente pois sabe-se que são delas que saem as pesquisas e desenvolvimentos que trarão não apenas conhecimento, mas também novas formas de pensar, novos conhecimentos, novos produtos, novas tecnologias e por assim dizer novos negócios. O relacionamento entre empresas e Universidades é incentivado justamente para que existam novas idéias, novos produtos, novas tecnologias. Com o investimento das empresas, o governo pode concentrar-se em investir em áreas pouco atrativas para as empresas tais como pesquisa básica em ciências puras e de cunho social.

É claro que quando falamos em desenvolvimento, sempre imaginamos os EUA, mas também podemos perceber a questão da Coréia do Sul. Muitos de nossos celulares são de empresas coreanas. Muitos de nossos equipamentos eletrônicos são coreanos. Muitos chips utilizados em computadores, celulares, etc são coreanos. Isto se deve a investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento.

O problema brasileiro está justamente aí: educação. Talvez você está lendo e está dizendo que isto é óbvio. Sim, é óbvio, mas realmente precisamos observar os fatos.

mote do governo atual é Brasil, pátria educadora. Quando os primeiros problemas financeiros começaram a surgir e o orçamento precisou ser alterado, o ministério da Educação foi o que mais sofreu cortes, 35%. Com isto, sofrem todas as esferas da educação, e a parte de pesquisa, que não traz nenhum benefício a curto prazo foi duramente castigada. Eu vi claramente este impacto com redução de projetos, restrição extrema de bolsas de estudos e etc. Para meu cerébro com pouco QI, esta redução é justamente o inverso do que o mote está dizendo, pois isto não é uma pátria educadora.

Hoje, li uma notícia triste e lamentável. Profa Suzana Herculano-Houzel  deixa o Brasil. A neuro cientista não aguenta mais a situação da pesquisa e desenvolvimento no Brasil (leia a matéria abaixo) . E o detalhe é que ela não é a única. Outros tantos pesquisadores, por sua excelência e reconhecimento internacional tem esta “facilidade” em mudar-se porque são apreciados no exterior e seu trabalho e objetivo de vida é a pesquisa e perceberam que aqui não é mais possível.

A matéria do site Uol sobre a saída da professora esclarece alguns pontos e são verdadeiros e coloca exatamente o motivo de sua saída bem como explica sobre a baixa qualidade de pesquisadores brasileiros. É uma mistura entre falta de investimentos e de gestão da educação e da pesquisa.

É uma pena. Podemos estar vendo um êxodo de mentes brilhantes que deixarão nosso país, relegando-o a um patamar cada vez menor no cenário científico, e como mencionei no início do texto, no cenário econômico e social do país.

O que mais está por acontecer ?

Não sei, mas estou desconfiado que alguém vai dizer ” o último a sair, apague a luz”.

Cortes na Educação e Saúde

Suzana Herculano-Houzel deixa o Brasil

Pós Graduação e a Crise

Frases de efeito

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Ciência, Sem categoria / Uncategorized, sociedade, Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Evasão de grandes mentes

  1. Hildebrando disse:

    Concordo plenamente com seu artigo “Evasão de grandes mentes”. De forma sucinta, mas objetiva, em poucas palavras faz uma análise do momento que o nosso Brasil está vivendo, e nós somos Brasil, isto é, todos somos afetados por tais descalabros. Pátria Educadora, só como jargão ou mote político; apenas discurso político, especialidade dos que atualmente comandam o país. Falar muito, fazer pouco ou quase nada, e o pouco que fazem destina-se aos asseclas.
    Grande Abraço
    Prof. Hildebrando Suhr

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s