Um ponto azul

 

O ScienceChannel tem mostrado uma sequência de episódios do documentário a respeito das viagens da Voyager 1 e Voyager 2.

Sem dúvida, uma aventura épica e um grande feito para a humanidade. As missões destas duas sondas era a de observar o nosso Sistema Solar e depois, “passear” fora das fronteiras de nosso “quintal”.

Artist's Concept of Voyager

fonte: Wikipedia

Um dos feitos da Voyager 1 foi um mosaico de fotos muito especial.

Devido a passagem por Titan, uma lua de Saturno, houve um desvio na sua rota , fazendo com que sua direção ficasse “fora do plano”, em rota de saída do Sistema Solar. Os cientistas tiveram uma idéia interessante: tirar um conjunto de fotografias dos planetas.

Deste modo, no dia dos Namorados (para os americanos, o dia é Valentine’s day e a data é 14/02) de 1990, Voyager 1 posicionou as câmeras de modo a tirar um conjunto de fotografias, que formou um mosaico dos planetas do Sistema Solar, visto de uma perspectiva nunca observada. E as fotos foram tiradas a 5,9 bilhões de km de distância!

Carl Sagan, na coletiva de imprensa para apresentar o chamado Mosaico, chamou a atenção do público ao mostrar um pequeno ponto, um pouco azul “é onde nos vivemos, em um ponto azul”.

 

 

Primeiramente, impactei-me pela curiosidade científica, quando me veio a mente um texto bíblico:

Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Salmos 8:4

Um simples ponto azul, e neste ponto azul, cá estou eu. Outro ponto de um emaranhado de pontos, em um único ponto azul, mergulhado no meio de uma escuridão fria e cálida.

Mas de alguma forma e por um motivo que eu não tenho como explicar, Ele importa-se comigo, um simples homem mortal.

Reflita sobre isto: um simples e difuso ponto azul !

P.S Não fui eu apenas que me impactei com isto. Os cientistas da época foram impactados. Este evento levou Carl Sagan a escrever o livro Um pálido ponto azul (Pale Blue Dot: A Vision of the Human Future in Space)

Links recomendados:

Salmos 8.4-9

Mosaico de imagens da Voyager

Site do JPL (Nasa)  (em inglês)

Vídeo Carl Sagan Pale blue dot (em inglês)

 

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Ciência, Vida Cristã e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

