E a gente ainda torce…

A notícia já é um pouco atrasada, mas resolvi escrever para não perder o “ritmo”.

Durante as Olímpiadas, conversei com várias pessoas e sempre enalteci o trabalho dos atletas do Atletismo e de outras modalidades, com halterofilismo ou tênis de mesa, que não tem “quase” nenhuma visibilidade. Inclusive, percebi as demonstrações de vários atletas em participar do evento simplesmente porque é a Olimpíada. Um destes atletas foi Rafael Nadal. Ele estava muito empolgado em poder jogar a Olimpíada, inclusive acelerou seu tratamento para voltar a jogar.

Nosso país gosta muito do futebol e a maioria das pessoas pensa em esporte apenas nesta modalidade. Outro esporte que nós gostamos muito é o Voleibol.

Estas duas modalidades sempre estão na mídia e aparecem muito. Os patrocinadores dos times ficam felizes, atletas são profissionais adequadamente pagos (no caso do futebol exageradamente bem pagos) . Mas  a Olimpíada não é só futebol e voleibol!

Na verdade, se pensarmos em termos de quantidade de medalhas, o melhor seria investir em esportes individuais do que em coletivos. Mas, tem a mídia, tem os patrocinadores, etc.  Mas o atleta, principalmente das modalidades que nasceram com a Olimpíada ou que tem na Olimpíada, a maior premiação do ponto de vista esportivo, é o sonho de todo atleta. A Olimpíada é o sonho do corredor de 100 m ou do atleta do salto com vara. Ou o que dizer do arremesso de martelo ou arremesso de peso?  Para o atleta destas modalidades, a Olimpíada é o Céu (ou deveria dizer o Olimpo, fazendo um trocadilho com o nome do monte da Mitologia Grega que deu origem ao termo Olimpíada ou Jogos Olímpicos)

Bem.. gostamos de futebol. Ficamos naquele ritmo alucinante de querer ver a seleção jogar. Nos dois primeiros jogos, uma decepção total. Alguns começaram a criticar os jogadores, outros começaram a dizer que era falta de entrosamento.  Nossa crença é que os jogadores de futebol estão com a mesma motivação que o atleta do Atletismo ou das modalidades de vela ou natação.

Eu tinha minha opinião formada de modo muito simples: para o jogador de futebol, a Olimpíada não significa nada, pois para ele o que importa é a Copa do Mundo. Então, para mim, o jogador de futebol não se motiva. Além disto, jogadores de futebol e de outras modalidades estão basicamente motivados pelo dinheiro. Quero deixar bem claro que não sou inocente e que não penso que o atleta deve ser um jogador APENAS MOTIVADO pelo amor à camisa ou amor à pátria.  O que estou dizendo é que o futebol é um grande negócio (business) e os jogadores sabem que são parte deste business, e que portanto motivam-se pelo $$$ que vão receber. Eles sabem que em um Copa do Mundo, eles receberão prêmios em dinheiro da própria FIFA e das confederações, principalmente se ganharem. Na Olimpíada, é diferente. Os prêmios em dinheiro são concedidos pelos comitês locais; o prêmio da Olimpíada é a medalha e pronto.

Um exemplo é o do grande medalhista na natação Michael Phelps que ganhou 25 mil dólares por medalha, como os outros ganharam. Este prêmio é do Comitê dos EUA.

O outro exemplo foi o choro de Nadal por estar classificado para a medalha de Prata.

Infelizmente, minhas suposições estavam certas: cada jogador da seleção ganhou 500 mil , enquanto que os outros atletas, em outras modalidades, ganharam 35 mil.

Então, fica aqui para você uma pequena reflexão: lembra-se do três primeiros jogos da seleção? lembra-se que em dois jogos, parecia que não estavam jogando, mas no terceiro jogo tudo mudou?  Diante desta notícia do valor do “bicho” para cada jogador e da mudança de comportamento em campo percebida no terceiro jogo, você não suspeita de nada?  Lembre-se disto na hora de torcer. Não estou dizendo para você abandonar o seu prazer em torcer pelo seu time, apenas quero fazer você perceber se vale realmente a pena ficar tão estressado, irritado e sem cabelos. É apenas uma reflexão.

Na verdade, na verdade, cada um quer defender o seu. Teve jogador da NBA que recusou disputar a Olimpíada para evitar ter problemas. Isto não é nada novo.

Mas 500 mil !

E para constar: eu gosto sim de ver os jogos, acompanhar, do mesmo modo que gostei de acompanhar nossos atletas do atletismo, a conquisto do Tiago no salto com vara, o nosso basquete, nosso time no Voleibol e a medalha. Aliás, faça uma simples comparação entre os jogos das seleções de Futebol e Voleibol.

Curiosidade: Sabia que os jogos olímpicos antigos são mencionados na Bíblia?  O texto é

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
1 Coríntios 9:25

A palavra jogos está se referindo aos jogos antigos realizados entre lutadores e guerreiros, similares ao jogos da Grécia Antiga. Como o período em que o texto foi escrito é por volta de 70 D.C, o Apóstolo Paulo, autor do texto, refere-se aos “jogos” realizados durante o período do Império Romano, mas que tem sua origem nos jogos realizados na Grécia Antiga e que deram origem aos Jogos Olímpicos modernos. O texto menciona a premiação, uma coroa de ramos de oliveira, e o ganhador tinha muitas honrarias, porém como era feita de ramos de oliveira, em alguns dias ou semanas, já teria se deteriorado. O que ele está dizendo neste texto é que devemos pensar em ganhar a coroa que dura para sempre.

Pense nisto!

 

Links

Gazeta do povo – valor do bicho para Seleção Brasileira 

Folha de São Paulo – Phelps e os Impotos

Uol – Nadal chora e reclama

Jogador brasileiro recusa convocação

 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em sociedade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s