Outubro Rosa 2016

 

É outubro. A primavera já começou no hemisfério Sul.

Inicia-se uma campanha importantíssima: o Outubro Rosa. O objetivo é conscientização das mulheres sobre o diagnóstico precoce do  câncer de mama.  Infelizmente, é a principal causa  de morte entre as mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia.

E apesar de ser uma doença predominantemente nas mulheres, homens também podem ser acometidos.

Neste mês, várias campanhas diversas estão em andamento e resolvi fazer uma pequena contribuição. Penso que é importante e sugiro que compartilhe esta página com suas irmãs, amigas, namoradas, esposas, mães, sogras, cunhadas (inclusive as chatas)  e até para a sua médica, pois ela também precisa se lembrar de fazer o auto exame e a mamografia todos os anos. Você poderá utilize os botões abaixo do texto.

O Auto Exame

Como fazer o auto exame?  ( fonte Sociedade Brasileira de Cancerologia – texto foi copiado para facilitar a leitura mas maiores detalhes podem ser obtidos no site Soc. Brasileira de Canceriologia)  :

  1. Deite-se e ponha um travesseiro sob seu ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da cabeça.
  2. Use a ponta dos três dedos médios de sua mão esquerda para sentir nódulos ou endurecimentos na sua mama direita, conforme mostra a figura acima. A ponta de seus dedos é o terço distal de cada dedo.
  3. Pressione bastante para um contato melhor com a sua mama, observando sua forma, sua densidade e possíveis abaulamentos.
  4. Faça um movimento em torno da mama num mesmo sentido. Você pode escolher ou o círculo fig. A, no sentido de “vai-e-vem” como a fig. B, ou em cunha como mostra a fig. C. Siga a mesma rota cada vez. Certifique-se de que examinou toda a mama, e lembre-se dos detalhes para cada mês.
  5. Agora examine sua mama esquerda, usando a ponta dos dedos médios da mão direita, repetindo o que fez com a mão esquerda no exame anterior.

Seria interessante colocar-se diante de um espelho justamente após fazer o auto-exame cada mês. Este exame também poderia ser feito enquanto debaixo do chuveiro. Suas mãos ensaboadas deslizarão na pele molhada facilitando o reconhecimento de alguma alteração.
Complementando o auto-exame toda mulher na idade de 20 a 40 anos deveria procurar um especialista para examinar suas mamas a cada 02 anos e acima de 40, a cada ano (é bom não esquecer que ultimamente temos detectado câncer de mama em pacientes na faixa etária de 20 a 30 anos).
Se um nódulo ou outro sinal for encontrado, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico. Só assim muitos casos serão diagnosticados a tempo e muitas mortes poderão ser evitadas.

Uma figura sempre ajuda …..

 

Figura: Auto exame

como-fazer-o-auto-exame-da-mama

Auto Exame – fonte butecoparagarotas

Mais informações

A Sociedade Brasileira de Cancerologia tem uma página específica sobre o assunto, com informações sobre sinais e sintomas, detecção precoce, exames e tratamentos . Acesse este link .

Compartilhe este post utilizando os botões abaixo do texto.

 

Orientações para o auto exame – página Mulher Consciente

Página da Americas Amigas 

Campanha do Hospital Erasto Gaertner 

Campanha da Prefeitura de Curitiba

Matéria da Tribuna do PR, contendo orientações importantes

E para os homens, vem o Novembro Azul ….

 

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s