Não caia em golpes

Olá pessoal

 

Com os golpes da semana passada divulgados, resolvi escrever um pouco sobre segurança da informação.  Este texto não vai esgotar o tema, que é bem longo. Porém penso que algumas dicas podem ser úteis.

A reportagem da BandNews FM  mostra exatamente um caso destes com duas das marcas famosas.  O link está abaixo das dicas.

Dicas sobre segurança da informação

  • sempre mantenha seu computador com as últimas atualizações do Sistema Operacional e com o antivírus atualizado.
  • O velho ditado ainda funciona: a curiosidade matou o gato.  Não seja curioso .. aquele site muito legal nem sempre é “tão legal assim” . Aquele email que você recebe com promoções não contém promoção nenhuma. Desconfie.
  • se o seu navegador de internet apresentou uma mensagem para executar algo ou baixar algo , SAIA IMEDIATAMENTE DO SITE. A não ser que você saiba que o site pede para executar algo. Por exemplo: alguns sites de bancos realmente executam programas de segurança. Isto está definido e explicado quando você aceita os serviços de internet do banco. Informe-se.
  • procure se informar via help, das opções de segurança do seu navegador . Isto ajuda e muito a ter problemas com pequenos invasores.
  • Você recebeu um  email de um site de compras ou seu amigo que tem um link para acessar, MAS  NÃO CONTÉM UM nome de contato no topo da mensagem, desconfie. 
  • Quando alguém manda algo para você, existe uma indicação clara de relação pessoal. Se o email de um banco ou de um site de compras onde você JÁ é cliente e inicia com uma frase “Prezado cliente”, “prezado amigo”, etc , indicam que este site, loja, banco ou amigo NÃO CONHECEM VOCÊ . Então desconfie!
  • Na dúvida, não clique no link que estão propondo no email mas sim , acesse o site FORA do email recebido.
  • Se você é cliente ou está cadastrado para receber emails de alguma empresa, usualmente o email virá com “prezado FULANO” ou “caro companheiro BELTRANO” . O seu nome estará lá .
  • Enviar email fazendo-se passar por outra pessoa é algo muito simples. Não confie no email apenas porque pensa que é seu amigo ou conhecido.  Se acha que ele enviou, confirme com a pessoa que enviou para você.
  • SEMPRE desconfie de promessas, dicas , dinheiro fácil, bônus ou qualquer coisa assim : emails enviados com este conteúdo normalmente são vírus e em algumas situações, bandidagem em forma de sequestros e extorsão;
    – verifique os links para onde estão direcionando você de dentro dos emails : exemplo : no email original , você verá que quando você coloca o mouse sobre a figura ou sobre os links, ele muda para o formato da mãozinha com o dedo indicador (não clique sobre a figura, apenas coloque o mouse sobre ela ou sobre os links que estão no email)  , mostrando que eé um link ou seja, que se você cllicar ali, será direcionado para uma página . O endereço deste link normalmente aparece na barra de status , na posição mais baixa da janela do seu navegador . Quando isto acontecer, verifique se o endereço está ou parece correto .
    Exemplo : você recebe email do cartão de fidelidade de uma empresa de milhas aéreas (ou uma loja, ou qualquer outra coisa). Tem uma figura no email com um link. Você coloca o mouse sobre a figura e na barra de status aparece : http://www.hoteldelmar.com/sites/programafidelidade .  Veja o link. Se é do Cartão Fidelidade de uma empresa, porque o nome do site começa com o nome de um hotel?
  • – Pare de pensar que as pessoas, empresas, etc dão dinheiro fácil e brindes só porque nos comunicamos através da Internet. Pote de ouro no fim do arco íris só existe nos livros de historinhas.
  • penúltima dica: pare de ser curioso!
  • última dica: celulares não são tão seguros assim. Cuidado com redes WI-FI abertas.

Lembre-se que a Internet é um local que tem pouco controle (ainda bem) e portanto você deve estar atento para evitar problemas. Talvez você nunca tenha sido roubado em sua conta online, mas ter uma foto sua ou de sua namorada publicada em um site “adulto” não é algo que queremos. Por isto, cuidado.

 

Peço que você comente, utilizando o espaço abaixo do texto e compartilhe também nas suas redes sociais.

Espero que seja útil. Abaixo alguns links.

Reportagem da BandNewsFM – Sugestão leia o texto e ouça todo o áudio

13 dicas de segurança na internet

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e evangelista da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Segurança e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Não caia em golpes

  1. Marilia disse:

    excelente

    Curtir

Deixe um comentário