O perigo do Materialismo

Texto para a lição 10 Revista de Jovens

03/09/2017

Pb. Abimael Jr

Texto Áureo – 1 Cor 15.19

Leitura Bíblica : Rom 1.20-22; Lc 12.15-21

O que é Materialismo?

É uma cosmovisão ou visão do mundo onde a matéria existe e apenas ela é que existe, não existindo nada sobrenatural. Tudo existe a partir da matéria, incluindo pensamento e imaginações. Tudo faz parte da iteração da matéria.

Não é algo novo. Na verdade tem sua origem, segundo alguns, na Índia. Entretanto estabelece-se seu início a partir das ideias de Demócrito (as coisas são constituídas por átomos) e nas ideias de Epicuro, onde a iteração dos átomos é que constitui tudo. Ele ainda comentou que no momento da morte do homem, seus átomos estão livres para formar outras coisas. Diante destes pensamentos, ele ainda estabeleceu que a diferença entre o bem e o mal estava no prazer ou na dor.

Durante o Iluminismo, esta vertente de pensamento filosófico cresceu com as ideias conectadas ao Determinismo, onde dependendo das pré condições, algo será determinado.

Karl Marx and Friedich Engels estabeleceram as bases de seu Materialismo Histórico como uma ciência histórica, em é formado pelos experimentos humanos para produzir e reproduzir os meios da existência humana através de suas relações sociais de produção. O Materialismo Dialético foi desenvolvido por Marx como a visão materialista do mundo a partir das formas de iteração sócio econômicas e que determinavam a realidade sócio política. As ideias de Marx e Engels tem o objetivo de dizer que as relações humanas históricas e sociais econômicas existem por conta das relações materiais sujeitas aos pensamentos economicos e políticos vigentes que forçam outros ao empobrecimento. Estas definições de Marx foram a base para Lenin e Trotsky estabelecerem o “Materialismo soviético”, que impulsionaram revoluções em várias partes do mundo.

II – Análise do Materialismo – sua futilidade

Para estabelecer uma boa definição de materialismo é necessário fazer uma pergunta: o que é matéria?

Esta definição já é por demais complexa. Pelos conceitos definidos pela Teoria da Relatividade de Einstein, matéria é energia. Entretanto, quando se estuda Fìsica de Partículas, usa-se Teoria de campo quantico, e o campo é a matéria e que energia é apenas propriedade do campo.

Do outro lado, falando do universo, apenas 5% do universo é feito de matéria que pode ser descrita pelo Modelo Padrão de Física de Partículas. Todo o resto é feito de matéria escura ou energia escura. O problema está que não há uma explicação de consenso sobre o que é “Dark Matter”.

Então, a matéria tem sofrido diversas modificações em sua definição por conta das descobertas científicas. Algumas destas ainda não estão completamente definidas.

O Materialismo entende que consciência e pensamentos também tem sua origem na iteração de itens materiais, no caso a iteração entre neurônios e as substâncias químicas que assim iteragem. Inclusive há uma explicação sobre o que acontece com nosso corpo material quando sentimos. Entretanto não há uma explicação para o amor. Digo, há uma explicação sobre o que acontece quando sentimos amor ou quando gostamos de alguém. Mas o que nos faz gostar de alguém? Será que são apenas iterações ou reflexos do que sentimos anteriormente? E o que dizer de pais adotivos, que amam crianças sem antes terem algum tipo de iteração com elas? OU seja, nada material foi criado pois não houve iteração anterior. Não houve “barriga crescendo”, modificações no corpo ou corrida ao hospital. Mas há amor.

O entendimento de Epícuro de que o prazer é bom e é proveniente de itens materiais nos remete a pessoas que pensam que as riquezas trazem a alegria completa.

Primeiro, vemos uma clara explicação de que bens materiais não produzem toda a esperança para o homem no texto de Lucas 12.15-21. O homem tendo tudo perderia sua vida.

Também é possível colher livros de autobiografias de pessoas que buscaram a felicidade em coisas materiais mas perceberam que não há felicidade nisto. Isto fica notório ao perceber que muitas pessoas apesar de abastadas, necessitam de alternativas para esquecer-se de coisas ruins, situações desagradáveis ou lembranças que não trazem alegria. Uma constante busca pela ausência da dor mas que trazem auto destruição.

O pensamento cristão não é contrário aos bens materiais. O que se deve compreender é que todas as nossas coisas devem servir de motivo para glorificar a Deus – 1 Tim 6.17.

III Contrapondo o Materialismo

Ser cristão é ser contrário ao pensamento do mundo . O cristão não se molda e não deve se moldar ao pensamento do mundo Rom 12.2.

A Palavra de Deus nos mostra que precisamos confiar em Cristo não apenas para esta vida 1 Cor 15.19 , 1 Cor 15.44

Há muito mais do que as coisas materiais : 2 Cor 4.18. O mais importante é que cremos que Jesus ressuscitou ou seja, sua matéria deixou de existir mas voltou a existir e se não cremos nisto, somos os mais miseráveis 1 Cor 15.16,17

E quais são as consequências ?

Bem, se tudo tem sua origem na matéria, o imaterial não existe. Não existe nada que não seja “natural”. Com estes conceitos, uma grande estrada é estabelecida para o ateísmo, pois diante do fato de que não há nada que não seja natural ou material tenha existência, acreditar ou pensar que existe um Deus é algo no mínimo absurdo.

Obviamente, diante da temática cristã é fácil perceber as consequências para este pensadores e seguidores deste pensamento.

Não há Deus – Salmos 10.4; O ímpio não investiga. Curioso… A Bíblia diz que o ímpio não investiga. O que aconteceria se ele investigasse? Será que Deus quer ser investigado.

A natureza mostra que existe Deus – Salmos 19.1, Salmos 97.6

Vida sem paz – Isaías 9.6 Quem tem Jesus tem Paz

Quero entretanto inserir neste conjunto de textos bíblicos uma frase de alguém que penso ter um pouco de conhecimento científico.

Como um homem que dedicou toda a sua vida à ciência mais clara, ao estudo da matéria, posso dizer-lhe, como resultado da minha pesquisa sobre átomos, isso: não há como tal. Toda matéria se origina e existe apenas em virtude de uma força que traz a partícula de um átomo para a vibração e mantém este sistema solar mais próximo do átomo em conjunto. Devemos assumir por trás dessa força a existência de uma Mente consciente e inteligente. Esta Mente é a matriz de toda a matéria.

Max Planck, a Essência da Matéria

O pai da Física Quântica alemã diz uma frase tão clara explicando que há algo por trás de todos os átomos e suas vibrações.

E apesar de toda a questão filosófica, esta lição trata de defender nossa fé Hb 11.1. Tudo o que podemos dizer é que Deus é Deus. Podemos dizer que sua Palavra é eterna

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Êxodo 3:14

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Isaías 46:9

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. João 8:23

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Mateus 16:15,16

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 2:15

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.

Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.

1 João 2:22,23

E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

1 João 3:23,24

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:5,6

Devemos ficar firmes na Palavra de Deus – Hb 4.12, 2 Tim 3.16

É um grande mistério revelado a nós:

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16

A consequência para tudo isto é simples: Apoc 20.11-15 – O Juízo para aqueles que simplesmente não creem, porém é real..

Conclusão

O fato é que o “materialismo” de nossa sociedade acaba por criar “necessidades” das quais não precisamos mas somos “convencidos que precisamos “ para que consumamos mais e mais. Acabamos por pensar e achar que é certo cuidar mais das coisas do que das pessoas. Mas não foi isso que o Senhor Jesus nos orientou. Nós devemos amar ao próximo.

Além disso, precisamos estar prontos para defender nossa fé. Não que ela precise de defesa, mas sim que possamos esclarecer aos outros “em quem cremos e por que cremos” .

Penso que o texto de Pedro é muito esclarecedor e também nos faz refletir:

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. 1 Pedro 3:15-17

Lembrando sempre “Vós sois a luz do mundo” Mt 5.14a.

Diante deste texto, ficam desafios a todos nós (eu inclusive):

– Eu sou materialista?

– Eu realmente conheço ao Deus que eu sirvo?

– Estou preparado para falar e explicar minha fé?

Tenha sempre em mente não se moldar com o mundo Rom.12.1,2.

Que o Senhor nos ajude e oriente sobre estas questões.

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em EBD, Vida Cristã e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s