Islândia, um exemplo no combate a drogas

Recentemente fiquei interessado em um assunto sobre a Islândia e seu combate às drogas, e inclui-se álcool, cigarros e todo o resto.

Bem, eu sou contrário ao uso de drogas ou substâncias similares. Qualquer substância que provoque alterações em seu corpo deve ser tratada com cuidado. E este cuidado deve ser maior para crianças e adolescentes.

O cigarro provoca males. Não sou eu que digo (ou escrevo), mas sim são os especialistas. E se você tem dúvida, vá a uma clínica e veja alguém com efizema pulmonar ou com câncer no pulmão. Penso que você vai entender exatamente o que tento dizer.  Quando você fuma outros ao seu redor fumam junto com você.

O álcool é um problema social grave. Quantas mortes ou mutilações são provocadas pelo álcool. O maior problema é o trânsito. Quantos jovens tem sua vida tirada ou seus corpos mutilados pelo uso do álcool. Seja por eles mesmos ou por outros.  E o que dizer das famílias afetadas por alguém que é doente e seu corpo torna-se dependente do álcool.

Eu não quero parecer e não sou alguém ignorante. Tenho certeza que degustar bebida traz prazer e nos faz sentir bem. Entretanto, a grande maioria, principalmente jovens bebe simplesmente porque “tem que beber” . Não se trata de apreciar, mas sim de um “modus operandi”: “eu bebo para estar com meus amigos” ou “eu bebo para estar mais solto” ou “eu bebo para esquecer”. Triste! Muito triste que as pessoas precisem recorrer a isto para sentirem-se “alguém”.

As outras drogas, eu sou contrário porque são mais atrativas do que as anteriores justamente porque alteram em muito o estado de consciência. E o pior: viciam, causam dependência. É mais difícil você ver um estudante bêbado do que com os olhos avermelhados (e outros atributos) após ter “puxado umzinho”.  É bem mais fácil perceber pessoas voltando do horário do almoço com “pupilas um pouco diferentes” do que cheirando a álcool. Afinal ninguém quer o chefe perceba aquele cheirinho de álcool.

O fato é que as drogas estão entrando…. e estão ganhando muito terreno devido ao discurso de que as “pessoas são livres e devem ser livres para inserirem em seus corpos o que quiserem. E ninguém tem nada com isto”. Eu até poderia concordar, mas a sua liberdade está afetando a vida de outros e não somente a sua. E também, não ficamos melhores quando usamos drogas. Ninguém fica mais ágil porque usa drogas! Ninguém fica mais esperto porque usa drogas!

Diante disto tudo, acho interessante mostrar o que a Islândia está fazendo. Ela reduziu vários indicadores relativos ao consumo de alcool, cigarro e drogas entre adolescentes nos últimos anos. Mas o que me chamou a atenção foi o modo digamos, “antigo” que estão fazendo isto.

Eles perceberam que as palestras para conscientização não surtiam efeito porque ninguém prestava atenção (qualquer semelhança não é mera coincidência) .

 

Então definiram-se ações bem interessantes com o nome Youth in Iceland ou Juventude na Islândia:

  • Toque de recolher: adolescentes entre 13 e 16 anos não podem estar na rua após 22:00
  • Escolas estreitaram laços com as famílias através de organizações de pais e isto é obrigatório;
  • Educaram e auxiliaram pais para terem autoridade em suas casas, incluindo conscientização de que precisam passar mais tempo e tempo de qualidade com seus filhos. Também treinaram os pais a conversarem com seus filhos e verificarem com quem seus filhos estão andando;
  • Os pais também foram educados a manter seus filhos em casa durante as noites;
  • Tornou-se ilegal a propaganda de cigarros e bebidas;
  • aumentou-se o número de centros de recreação;
  • atividades extra curriculares;
  • O estado também organizou mais atividades de artes, esportes, música para que as crianças façam parte de grupos saudáveis. Aqueles que são de famílias com menores recursos também são auxiliadas, recebendo dinheiro para que possam ser pagas atividades deste tipo.

A conclusão disto é que o uso destas substâncias diminuiu consideravelmente entre os adolescentes e jovens.  Famílias passam tempo juntas. Jovens não são atraídos pela sedução da droga.

Tudo o que precisou foi que o governo tomasse atitudes que realmente funcionam mesmo que são contrárias ao que outros ou “grupos” pensam que é o correto. Infelizmente para nós, seres humanos, precisamos de algumas regras para não entrarmos em “rotas de destruição”.

Se para ser feliz ou sentir-se melhor ou para fazer parte de uma turma, você precisa usar alguma “coisa”, algo está BEM errado. Procure ajuda!

Como imagens falam mais que mil palavras, segue vídeo que deu origem a minha pesquisa sobre o assunto. Abaixo do vídeo coloquei vários  links que tem informações completas e em detalhes.

Deixe seu comentário.

Abaixo seguem links para informações. Alguns são em inglês ou espanhol.

El País: A Islândia sabe como acabar com as drogas entre adolescentes, mas o resto do mundo não escuta

BBC: O segredo da Islândia para fazer com que seus jovens deixassem de beber e fumar

Até o G1 tem a notícia, apesar de que o título está errado, pois o que a Islândia está fazendo é que EVITANDO que os jovens iniciem-se G1: O segredo da Islândia para fazer com que seus jovens deixassem de beber e fumar

Fala do Senador Jorge Viana sobre o assunto 

 

Islandia sabe cómo acabar con las drogas entre adolescentes, pero el resto del mundo no escucha

Iceland knows how to stop teen substance abuse but the rest of the world isn’t listening

How Iceland Got Teens to Say No to Drugs

Jornal El País: “Europe can learn from Iceland”

 

La fórmula de Islandia para terminar con el consumo de drogas que asombra al mundo

Anúncios

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e presbítero da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s