Limite de franquia de ADSL?! Tá de brincadeira, né ?

internet_1

 

Mais uma vez, uma agência de regulação de um setor, que deveria estar defendendo os interesses dos consumidores, RENDE-SE as operadoras.

(este post foi atualizado –  por favor, veja os links abaixo do texto)

Estou escrevendo sobre a ANATEL.

Não é de hoje que esta agência, que deveria impor, obrigar ou pelo menos dirigir as operadoras de serviços de telecomunicações a utilizarem as melhores tecnologias para disponibilizar os melhores serviços.

Agora, estão permitindo que as operadoras possam impor limitações de dados em serviços de ADSL para serviços de telefonia fixa.

Basicamente é o seguinte: você contrata um serviço de 15 Mbps (15 MEGA BITS POR SEGUNDO- não é bytes).  Esta deveria ser a velocidade (tipicamente de Download) para o serviço. Você poderia utilizar para o que quisesse. O fato é que os serviços de streaming (serviço para disponibilizar música e filmes via Internet) de música e de filmes acabam por demandar uma enorme quantidade de dados. O que vai acontecer é quando você atingir uma determinada quantidade de Megabytes ou Gigabytes, sua velocidade será reduzida.

Um exemplo: vamos supor que uma música em streaming tem um tamanho de 3 Mb(Megabytes)  e o limite imposto em sua franquia seja de 50 Gb (Giga byte – 1 Giga byte = 1000 Mb) . Isto significa que quando vocẽ ouvisse 16.666 vezes a música, sua velocidade diminuiria. Para música, parece que é bastante, mas se você assinou algum serviço “Ondemand” da sua TV por assinatura ou assinou um serviço de streaming de vídeo, este número de visualizações reduz-se drasticamente.

Mas porque isto incomoda e porque a Anatel está com algum tipo de acordo com as Operadoras? Porque na verdade a justificativa para este absurdo é que “com tantos assinantes demandando dados, a tecnologia não é suficiente para todos” . Ora.. que desculpa mais esfarrapada !!

A resposta é simples: instalem serviços de fibra ótica ou instalem mais roteadores  ou melhorem a tecnologia. Afinal é para isto que eu pago o serviço de vocês !

O problema é que não querem investir em melhor cabeamento, melhoria de equipamentos e dos serviços.

A minha pergunta (e não é apenas minha) é: porque  a ANATEL vem com historinhas para justificar um absurdo destes ?  Eles deveriam estar pensando nos brasileiros que pagam as taxas dos planos e não nas operadoras. Se fica inviável em termos de negócio, então vão embora e deixem para quem quer trabalhar.  Deve ser o estilo do Capitão Nascimento: se não aguenta então “Pede prá sair” !

Engraçado que ninguém cobra franquia de transmissão de TV ou de rádio !

Meu caro leitor, pense e reflita sobre isto.  Participe de campanhas contra este tipo de absurdo.

Compartilhe esta mensagem em suas redes sociais. Você pode utilizar os botões abaixo deste texto. 
Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo. 

Links :

Atualização – Limite de Franquia parte II

Petição online Contra o limite 

Texto da Folha de São Paulo – Era ilimitada acabou

texto do G1 – Críticas nas redes sociais

Techmundo – Cobrança por Franquia é ilegal

Banda B – Procon-PR diz que suspensão de cobrança pela Anatel não beneficia o consumidor

Bem Paraná – Usuários protestam …

IDG Now – mais de um milhão assinam petição contra limite de Banda larga

Sobre Abimael Jr

Cristão evangélico pentecostal, membro e evangelista da igreja Assembléia de Deus. Doutorando em Engenharia Mecânica. Tentando falar um pouco sobre Deus, Jesus Cristo e nossa vida cristã diária. Mas também falando de vários outros assuntos como Tecnologia, Política, Sociedade, Cidadania, Sexo, Tabus e até do tempo (será que vai chover hoje?).
Esse post foi publicado em Sem categoria / Uncategorized, sociedade, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Limite de franquia de ADSL?! Tá de brincadeira, né ?

  1. Oi Abimael sugiro a você fazer um abaixo assinado em uma desses site de campanha como o Change.com por exemplo. Eu assinaria se você fizesse.

    Curtir

  2. Osmar Klein disse:

    Penso nessa limitação como um retrocesso. Enquanto outros países estimulam o uso da internet., no Brasil há um conluio entre as operadoras e órgãos de regulamentação para obter o maior lucro possível com mínimo de investimento. Lamentável!

    Curtir

    • Abimael Jr disse:

      Olá Osmar
      Obrigado pelo comentário.
      É exatamente o que eu penso e por isto escrevi este texto.
      Um dos links é para assinar uma petição . Assine se quiser.
      Sugiro que compartilhe para que tenhamos mais pessoas cientes desta “linha” que a Anatel está tendo, deliberadamente do lado das operadoras.
      abs

      Curtir

  3. Diego Moro disse:

    Abimael olha o estado que a gente se encontra. Uma agência protetora dos clientes que protege os direitos de empresas e não de seus clientes.
    Do jeito que o trem caminha, no futuro vão obrigar a gente a se vestir, comer e falar apenas o que for permitido, haverá sim a liberdade: “ou aceita, ou vai pro saco até aceitar”.

    Curtir

  4. Maite Gondo disse:

    Ótimo texto! Já assinei!!

    Curtir

  5. Pingback: Limite de Franquia – parte II | Pensamentos e viagens

  6. Ulisses Camargo disse:

    Concordo plenamente Anatel tem que proteger os consumadores e não ao contrário.

    Curtir

Deixe um comentário